Tuesday, October 7, 2008

Na vida nada se cria, tudo se copia

E por que o Brasil não copia boas idéias? Óbvio que nem tudo se adapta ao nosso clima ou cultura ou vontade política, mas boas idéias existem para serem copiadas.
Quando vi isso aqui, fiquei doidinha pra dar um grito lá em Brasília pedindo aos políticos pra adotarem. Idéia tão simples, puro senso comum.
O menor de 18 anos aqui que comete um crime violento (certas categorias de crime) é tratado como adulto. Simples assim. Se o delinquente teve a maturidade de cometer um crime violento tem maturidade também pra responder como tal.
Gente, de que mais precisamos??? Define-se a categoria de crimes, como qualquer um cometido com arma, crimes contra a vida, e pronto! Pune-se de acordo.
Hoje aqui a notícia do dia foi sobre os 3 assaltos cometidos durante a noite no centro. O povo horroriza com força. 3 numa noite só é demais. Em um deles os 5 elementos (adoro esse jargão policial!) colocaram uma arma na cabeça de um cara de 22 anos saindo do carro e levaram tudo que ele tinha. Assim que eles fugiram (dando uma coronhada na vítima antes), o assaltado ligou para a polícia que conseguiu prender 2 dos envolvidos. O bichinhos (animaizinhos abominates) tinham 15 anos. No Brasil é normal, né?! Aqui os adolescentes também estão meio perdidos. Enfim, os dois irão responder pelo assalto como adultos. Mesma lei, mesma punição. Justo, justíssimo!!!!!
E pra meio que fazer uma menção ao meu post de mais cedo, os repórteres estavam em cima do meu chefe hoje (ele é o RP da puliça) e uma delas perguntou se ele achava que a crise econômica tinha influência no número de assaltos. A resposta dele é que eu amei:

"-Humm, difícil falar se a economia vai repercutir no número de crimes, mas eu duvido que nesse caso os dois adolescentes de 15 anos tenham perdido muito dinheiro na bolsa de valores!!!!"

Hahahahahahahaha, loved it!

1 comment:

Unknown said...

hehe muito boa a resposta do seu chefe mesmo!mto boa!
bem, quanto a diminuição da maioridade penal, sou totalmente contra, pelo menos aqui no Brasil. Estou fazendo minha monografia mais ou menos sobre esse tema (depois eu te passo). É mais do que comprovado que o aumento dos tipos penais, aumento das penas e, no caso, aumento da maioridade penal, de nada influenciam na diminuição dos crimes. Além de irem claramente contra aos princípios constitucionais, combater crimes através de um Estado de Penal Máximo não é solução para o aumento da criminalidade. A solução para o crime é o Estado Socail Máximo. Só que investir em educação, saúde, moradia, saneamento básico, entre outras medidas, é "caro" demais. Mais barato e mais (aparentemente) imediato é prender mais, armar mais os policiais, comprar caveirões (tanques blindados) e helicópteros blindados, construir mais cadeias, etc. As previsões atualmente são de que vamos chegar num momento de colapso desse sistema...aí o prejuízo vai ser maior do que já é atualmente.
Enfim...
Bjsss!!!