Friday, August 15, 2008

Começar de novo

Desde que me mudei pra cá tenho um sentimento constante de que estou começando tudo de novo.
Primeiro o desafio de aprender a língua. No Brasil, sempre procurei aperfeiçoar meu português, primeiro porque gostava e segundo porque era uma exigência da profissão que havia escolhido. Detestava quando escrevia ou falava alguma coisa errada. O problema é que nunca tive muito interesse em aprender inglês e quando vim pra cá sabia o básico do básico (tipo "how are you? I am fine"!). 3 anos se passaram, aprendi muito, mas até hoje tenho que aceitar o fato de que ainda falo muitas coisas erradas e ODEIO isso. Odeio parecer burra e mesmo que não pareça (algumas pessoas entendem que estou falando essa língua há apenas 3 anos) me sinto super burra quando cometo qualquer errinho bobo - e isso acontece o tempo todo.

E ter que estudar leis de transito, fazer teste, fazer exame de rua, tudo de novo? Já imaginou? Então, eu passei por isso.
E ter que pagar aula particular pra fazer uma prova importante? Lembra como era? Esqueceu? Eu precisei quando resolvi fazer o TOEFL.
E a ansiedade que sentimos quando vamos escolher a profissão que queremos, qual faculdade é a mais adequada, etc, etc... Lembra? Pois é, é por isso que estou passando agora.

Não estou reclamando. Desafios são importantes e bem vindos. Mas o sentimento de que aqui sou uma criança aprendendo a falar, uma adolescente ansiosa, uma pessoa adulta que não sabe falar corretamente vem à tona hora em quando. E eu me pergunto em que pé estaria minha vida no Brasil se nunca tivesse me mudado pra cá. A única certeza que tenho é a de que não me arrependo nem por 1 segundo...

3 comments:

Anonymous said...

O blog esta otimo!!!! Esta coisa de profissional hein???

Anonymous said...

Concordo Jana, minha irmã é um sucesso!!!

Unknown said...

Oi Beh! Nossa, adorei esse blog porque faz me sentir mais perto de vocês!! E isso é mtoooo bom!!Realmente, viver fora implica numa série de desafios. Mas qualquer escolha que a gente faz na nossa vida implica em sacrifícios e recompensas. Se vc estivesse no Brasil, com certeza vc estaria passando por sacrifícios. Mas é isso que faz a coisa valer a pena!Fico muito feliz com o caminho que vc traçou (e está traçando) pro seu futuro! Sua felicidade em 1o. lugar!! Bjao prima, fica com Deus!!