Wednesday, May 6, 2009

Solta a língua

Eu to com esperanças elevadas de que o Gabe vai falar muito português quando Pepeco estiver aqui!! Será??!!
Eu tenho falado muito com ele e tento ensinar coisas novas. Ele sempre olha pra mim e diz: "I want to hold you (eu quero te segurar)" que é o jeito dele me pedir pra carregá-lo. Eu sempre mando ele repetir em português e ele tem repetido. Aliás, esse foi só um exemplo porque tenho feito isso muito ultimamente. Ontem na volta pra casa foi o "look mommy, yellow!" e eu: "é filhinho, amarelo?", ele: "NO maréio"!!!!
Da pra perceber que ele entende muito o português, mas é claro que nem tudo.
Na segunda-feira, papai falou que o carro dele era bonito (via webcam) e ele deu um grito (tava aborrecido): "nooooooooooo, beautiful". Eu tive que rir. Mas fiquei feliz com a certeza de que pelo menos ele entende o que a gente ta falando.
Ele aprende espanhol na escola e eu acho a coisa mais fofinha do mundo porque ele se empolga com força! Mas no fundo fico com medo disso tudo dar um nó na cabecinha dele e acabar fazendo ele travar geral. É por isso que devo ter muita calma nessa hora...
E julho vai ser o mês dele afundar no português com mamis, Tio Vi, Tia Jane e Pepeco. Tô doidinha pra ver essa confusão de línguas!

8 comments:

Janaina said...

Ehhhhhhhhh!!! Ate que enfim voce resolveu insitir no portugues!!! Congrats amiga! Fica com medo de dar nó nao. É mais que provado CIENTIFICAMENTE que agora é a hora dele aprender línguas. Ao contrário de nós o poder de aprendizado dele é grande e o maior beneficiado vai ser ele no final disso tudo! E outra se ele nao falar portugues como ele vai se comunicar com as pessoas da sua familia que nao falam ingles (principalmente sua mae e pai). Meu afilhado é a coisa marrr linda e inteligente do mundooo. Vai ser poliglota!!!!

Janaina said...

Ah só mais uma coisinha!!! Comigo o Gabe se comunica (usando as palavras que ele sabe é claro) em português. Aliás acho que ele já associou português a minha pessoa, ja que 90% das vezes só falo com ele em portugês. Carro de bombeirooooo. Casa da dindinhaaa.

Jane said...

Gebe tbm vai ensinar inglês p Pepeco?
Que delícia! N vejo a hora.
bjão

Jane said...

Corrigindo: GABE , meu sobrinho lindo lindo lindo!!!!!

Anonymous said...

Oi Isabela, ficou eu daqui, torcendo por vocë e pela Janaina... tanta saia justa... e um desafio que já é enorme por si só... ser mãe. Associados, a lingua, a cultura e familias de tribos diferentes. Parabens pelo seu esforço e conciencia. tia Anginha...anhh no mais pode estar certa, ele vai continuar crescendo em graça e sabedoria... por que é filho de Deus, acima de tudo.

Mônica said...

Menina, nem se preocupa! Continua insistindo no portugues com ele, que eu tenho certeza que ele vai dominar os dois idiomas sem problemas. Ele ainda ta novinho, mas vc vai ver so...
Eu tenho varios exemplos de amigos com ate 3 linguas sendo usadas dentro de casa, e as criancas se comunicam em todas.
Mas que eh um processo muito interessante, isso eh. E bom de curtir.

Daqui a pouco sou eu :)
beijos

Mariana said...

O que nao pode eh deixar de falar, porque o tempo passa num instante e quando vc assustar ja passou da hora boa dele pegar o portugues.... Ainda mais que meu sobrinho eh mega inteligente!!!! Tia Ma ama muito.

Anonymous said...

ensina ele as linguas q eu ensino ele como conquistar as linguas do mulherio.
bj
gaguinho